A Oeste Tudo de Novo

A Oeste Tudo de Novo

No dia 28 de março, no auditório da ACIRO (Associação Comercial e Industrial da Região Oeste) foi apresentada uma iniciativa pioneira em Portugal: o Território de Impacto de Torres Vedras, liderado pela autarquia e o primeiro a arrancar em Portugal, no âmbito da Comunidade Impacto Social (impactosocial.pt).

Perante uma plateia animada com 40 representantes das organizações do setor social de Torres Vedras e autarquias vizinhas, foi apresentado este projeto para o ano de 2019, onde a capacitação das organizações aderentes na temática da Gestão e Avaliação de Impacto Social é o tema central.

A sessão começou com uma comunicação da Vereadora da Divisão de Desenvolvimento Social. Ana Umbelino reforçou o envolvimento da autarquia neste projeto - na qual é o parceiro regional de referência - e salientou a sua importância no âmbito da visão do município para o desenvolvimento das organizações da área social do concelho, bem como no quadro da ação da autarquia nos seu próprios projetos.

De seguida, e em representação do consórcio de promotores da Comunidade impacto Social, Paulo Bento - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa -, reforçou o envolvimento de todos neste projeto, que nos últimos seis anos tem promovido a capacitação e o desenvolvimento das entidades da economia social, proporcionando gratuitamente um conjunto de conhecimentos e ferramentas indispensáveis às suas intervenções junto da sociedade e à sua modernização para os desafios futuros.

A apresentação do projeto Território de Impacto de Torres Vedras ficou a cargo de Miguel Lourenço, da 4Change - um dos quatro promotores nacionais da Comunidade Impacto Social, com a CASES, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Fundação Montepio -, que enunciou os seus objetivos, metodologias e formas de participação. Aquele responsável sublinhou tratar-se de uma oportunidade de capacitação gratuita para as organizações do território, que terão acesso a 4 workshops de capacitação, poderão participar numa comunidade de prática para testar e consolidar os seus conhecimentos - através da resolução de desafios e problemas concretos do território - e irão participar em eventos de networking e promoção do conhecimento sobre as temáticas envolvidas.

O objetivo principal do Território de Impacto de Torres Vedras é a capacitação das organizações para a sua melhoria interna, das formas de intervenção e dos serviços prestados aos seus utentes, tornando-as mais capazes para atuar num meio onde factores como a inovação social, o desenvolvimento organizacional e a capacidade de comunicar e interagir com todas as partes interessadas é cada vez mais determinante na sustentabilidade e crescimento das organizações.

Para participar neste projeto, basta manifestar interesse através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e inscrever a sua entidade na plataforma online da Comunidade Impacto Social, em www.impactosocial.pt.


Imprimir   Email