Capacitar para impacto social: IS_Prototipagem

Capacitar para impacto social: IS_Prototipagem

Nos dias 21 e 22 de janeiro iniciou-se a quinta edição da IS_Prototipagem em avaliação de impacto social. Desde 2013 que a 4Change dinamiza o Programa de Impacto Social, agora Comunidade de Impacto Social em parceria com a Fundação Montepio, a CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa). 

Este projeto tem vindo, de forma pioneira, a capacitar entidades da economia social com o objetivo de incluir elementos de gestão e avaliação de impacto social nas práticas regulares da gestão e implementação de projetos.

37 organizações passaram por este processo com os resultados partilhados e publicados nos relatórios disponibilizados no site www.impactosocial.pt.

A metodologia aplicada tem sido uma característica distintiva e inovadora no processo de capacitação de organizações para a avaliação de impacto. Utilizando a capacitação on job com mentoria de proximidade de um consultor especializado, pretende-se capacitar técnicos das organizações na gestão e avaliação de impacto, envolvendo outros técnicos e departamentos das organizações, procurando a apropriação das ferramentas e dos conteúdos por mais elementos de cada organização.

Nas 4 edições anteriores, a metodologia de avaliação de impacto era o SROI (Social Return On investment), e este ano, continuando o percurso de vanguarda que 4Change tem trilhado neste tema, vamos mais uma vez inovar e testar uma metodologia com inspiração nos princípios do SROI mas com outputs mais simplificados mas incisivos na informação revelada, e acima de tudo, mais fáceis de serem implementados pelas organizações (ver entrevista de Constança Morais).

Na edição deste ano, que completa o processo IS_Beta da Comunidade Impacto Social iniciado em 2018 participam, à semelhança dos anos anteriores, 10 organizações, sendo a primeira vez que temos uma autarquia a participar (Câmara Municipal de Torres Vedras), indo de encontro aos objetivos da Comunidade de Impacto Social de envolver progressivamente as entidades do setor público na temática do impacto social.


Imprimir   Email